Notícias

29
Mar

Saiba como manter seus olhos saudáveis durante o verão

verão-olhos

Dezembro é o mês que traz consigo o Natal, as férias escolares e o Verão.

A estação mais quente do ano começa no dia 21 de dezembro e se estende até março. É um período de bastante calor e umidade, caracterizado por muito sol e dias de praia e piscina.

O Verão é também um período particularmente agressivo para os olhos.

O calor e a umidade, característicos do período, são condições ideais para a proliferação de bactérias. Por isso, o verão também é tempo de surtos de conjuntivite, a inflamação da conjuntiva, membrana transparente que cobre e protege o globo ocular e a parte interna das pálpebras.

Os sintomas da conjuntivite são vermelhidão dos olhos, visão embaçada, sensibilidade à luz e lacrimejamento e secreção constantes.

A conjuntivite de origem viral é altamente contagiosa, e tende a acometer os dois olhos de forma sequenciada. A melhor forma de se proteger do contágio é evitar contato com pessoas que estejam com a doença, lavar sempre as mãos e não compartilhar objetos pessoais, como roupa de cama (lençóis, fronhas e cobertores), roupa de banho (especialmente toalhas de rosto) ou maquiagens.

A conjuntivite normalmente recua de forma natural, com o apoio de repouso e compressas de água morna. Caso o problema persista, será necessário passar por uma consulta oftalmológica com um médico especializado.

Outro problema visual de muita ocorrência durante o verão é a fotossensibilidade. Com o aumento da incidência dos raios solares, os olhos ficam suscetíveis ao desconforto provocado pela claridade. Por isso, o uso de óculos escuros, com lentes de proteção contra raios UVA e UVB, se faz necessário em espaços abertos.

Os óculos escuros também podem proteger a córnea contra possíveis queimaduras decorrentes da exposição solar.

Enquanto isso, os ambientes fechados passarão a usar os aparelhos de ar condicionado constantemente, e isso também pode interferir na saúde dos olhos. Os aparelhos de ar condicionado retiram a umidade dos ambientes para poder resfriá-los, e isso provoca ressecamento dos olhos, levando à ardência, irritação e vermelhidão.

Outras atividades que podem prejudicar os olhos são os banhos de mar e de piscina. O cloro de limpeza, usado nas piscinas, e a salinidade da água do mar podem provocar irritação dos olhos e danos à córnea.

O Verão é uma estação associada à alegria, mas que requer cuidados especiais para garantir que seus olhos e sua visão permaneçam saudáveis.

Por isso, criamos um Guia Exclusivo com algumas dicas importantes de cuidados com os olhos, que você pode aplicar durante o Verão, e durante o ano todo.

Quer ter acesso a este Guia Exclusivo? Basta clicar no link abaixo.

quero-meu-presente-cta

Ficou com alguma dúvida? Fale conosco pelo telefone (31) 3618-7500 , pelo WhatsApp (31) 9-9934-8572 ou pela Central de Atendimento em nosso site.