Cirurgia Refrativa Personalizada: Miopia, Astigmatismo e Hipermetropia

19a-cirurgia-refrativa

O que é Cirurgia Refrativa?

A cirurgia refrativa é o nome dado às cirurgias para corrigir os erros refrativos (miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia). Por definição é indicada quando o paciente tem dependência dos óculos e com a cirurgia eliminará ou diminuirá está dependência.

A visão nítida é resultado da focalização das imagens na retina. Quando a imagem não é focalizada sobre a retina, a visão não é nítida, estabelecendo-se, assim, os diferentes erros de refração.

A cirurgia refrativa é um procedimento considerado seguro que dispensa a necessidade de internação, a anestesia é tópica (colírios) e para a realização de forma segura desta cirurgia utilizamos os seguintes exames: Aberrometria e tomografia de córnea, paquimetria e microscopia especular. E para a realização da cirurgia personalizada, Laser de Femtosegundo para realização do Flap corneano e Excimer Laser para correção do grau (laser que remodela a curvatura da córnea).

Você pode entrar em contato com o Núcleo Avançado em Oftalmologia para tirar as suas dúvidas, agendar uma consulta, saber dos tratamentos ou cirurgias. Basta enviar uma mensagem diretamente para o nosso WhatsApp: 

tire suas dúvidas pelo whatsapp do núcleo avançado

Excimer Laser

Controlado pelo computador, os pulsos do laser removem tecido da córnea com grande precisão, modificando sua forma. Isto permite a formação de imagem nítida no local adequado da retina. Na correção da miopia, a curvatura da córnea muito acentuada é mudada através da retirada de camadas microscópicas tornando-a mais plana. O astigmatismo é corrigido da mesma forma, com o tratamento da córnea no eixo mais curvo. Na hipermetropia o laser remove tecido da periferia, aumentando a curvatura da córnea.

Tipos de Cirurgias Refrativas

A mudança na curvatura da córnea pode ser obtida através da aplicação de Laser na sua superfície. Controlado por computador, pode retirar camadas de tecidos com precisão microscópica. Essa precisão permite até esculpir um fio de cabelo mantendo intactas as áreas adjacentes. Foi aprovada, em 1995, nos Estados Unidos pelo FDA e no Brasil pelo Conselho Federal de Medicina.


As técnicas cirúrgicas com Laser são:

Femto Lasik – Laser in situ Keratomileusis

A aplicação do Excimer Laser ocorre após o levantamento de uma camada superficial da córnea, cujo flap é realizado pelo Laser de Femtosegundo. Utiliza-se um instrumento preciso para confeccionar uma fina camada de tecido corneano, a lamela. Esta lamela ou Flap será levantada como uma “tampinha de laranja” e após a aplicação do excimer laser será reposicionada, mantendo a integridade da superfície ocular, proporcionando recuperação visual extremamente rápida além de conforto ao paciente. O Flap é confeccionado com o Laser de Femtosegundo.

O cirurgião utiliza o Excimer Laser para remover uma quantidade pré-determinada de tecido corneano remodelando sua curvatura e assim removendo o grau. O tempo de aplicação de laser propriamente dito é de segundos por olho, corrigindo graus de miopia, de hipermetropia e de astigmatismo. A cirurgia é feita com anestesia tópica, ou seja, com colírios.

O paciente vai para casa imediatamente após o procedimento, usando óculos escuros e colírios.

View Video

PRK – Photorefractive Keratectomy

É uma técnica onde o Excimer Laser é aplicado sobre a córnea após a retirada do epitélio (camada superficial de células). Sua grande vantagem é a simplicidade, no entanto a recuperação visual é mais lenta, porém o resultado final se assemelha ao Femto Lasik.

A cirurgia é feita com anestesia tópica, ou seja, com colírios. Hoje PRK é a técnica de escolha em córneas finas e casos limítrofes devido a maior estabilidade da córnea quando se faz um tratamento de superfície.

View Video

Cirurgia Refrativa Personalizada

A Cirurgia Refrativa Personalizada é um tratamento de cirurgia refrativa que graças à tecnologia da Tomografia de Segmento Anterior que faz um exame de última geração para avaliar não só a córnea, como a câmara anterior do olho, a íris e o cristalino. Este aparelho usa uma máquina fotográfica rotacional que analisa as estruturas do olho em 25.000 pontos medidos, gerando imagens tridimensionais precisas.



Essas imagens permitem uma análise detalhada da córnea aumentando a segurança na indicação da cirurgia refrativa personalizada e determinando a melhor técnica a ser usada. Este também possui a ferramenta mais completa para diagnóstico de ectasia corneana e sua susceptibilidade, o Belin/Ambrosio Enhanced Display (BAD), o que demonstra inúmeros índices de segurança na cirurgia refrativa.

A cirurgia refrativa personalizada visa resolver erros refrativos como miopia, astigmatismo e hipermetropia. A cirurgia é considerada segura, feita com equipamentos modernos que permitem o procedimento a laser. A anestesia é tópica e aplicada por meio de colírios, e ainda não há necessidade de internação.

Essa simplicidade só é possível devido ao uso de modernos aparelhos como o Excimer Laser EX500, que é considerado o mais avançado da atualidade, capaz de corrigir 1 grau a cada 1,4 segundo, sempre na técnica da Cirurgia Refrativa Personalizada. Com esse aparelho, o oftalmologista pode controlar a espessura da córnea durante o ato cirúrgico.

O procedimento pode ser controlado minuciosamente pelo computador, e assim, os pulsos do laser removem tecido da córnea com precisão.

A principal característica da Cirurgia Refrativa Personalizada é que neste procedimento há uma programação específica para cada paciente, de acordo com o mapeamento ocular de cada olho. Essa personalização é importante porque o olho de cada paciente apresenta características peculiares, pode apresentar mais de uma doença ocular e outras aberrações ópticas.

Observações

A cirurgia a laser aplica-se à maioria das pessoas desde que satisfaça alguns critérios, como:

• No mínimo 18 anos de idade;

• Córneas saudáveis;

• Pouca alteração do grau nos últimos doze meses;

• Ausência de gravidez;

• Existem algumas condições médicas em que a cirurgia não é recomendada (consultar médico oftalmologista).

Correção da Presbiopia a Excimer Laser

Uma das estratégias mais simples para a correção da presbiopia (vista cansada) seria a mono visão clássica com indução de miopia no olho não dominante, que é feita de acordo com a idade do paciente. Entretanto o objetivo das foto-ablações para a presbiopia é de preservar, ao menos em algum grau a acuidade visual para longe de modo a facilitar a adaptação do paciente, proporcionando maior independência visual.

As diversas foto-ablações para a presbiopia podem ser realizadas tanto por meio da técnica FEMTO LASIK com laser de femtosegundo, bem como ablação de superfície.

Tecnologias na Cirurgia Refrativa

Excimer Laser:

Uma tecnologia alemã que oferece segurança para o seu tratamento. O Excimer Laser EX500 é um dos mais modernos equipamentos para realização de cirurgias refrativas e corrige enfermidades como miopia, hipermetropia e astigmatismo.

O equipamento dá aos cirurgiões a possibilidade de personalizar o tratamento, baseado na refração do paciente, o tamanho da córnea, o tipo de anormalidades e as características do flap.

Além disso, o laser é rápido e permite corrigir uma dioptria em apenas 1,4 segundos. O equipamento também está equipado com um rastreador ocular, que garante a precisão da aplicação, independente do movimento dos olhos durante o procedimento.

Laser de Femtosegundo:

Avançada tecnologia de laser usada para realização do Flap durante a cirurgia refrativa. O procedimento conhecido como laser de femtosegundo é o mais seguro e avançado laser para cirurgia refrativa.

Tomografia Computadorizada de Córnea:

O equipamento é capaz de um exame de última geração para avaliar não só a córnea, como a câmara anterior do olho, a íris e o cristalino. Este aparelho usa uma máquina fotográfica rotacional que analisa as estruturas do olho em 25.000 pontos e permitem uma análise detalhada da córnea aumentando a segurança na indicação da cirurgia refrativa e determinando a melhor técnica a ser usada. Este também possui a ferramenta mais completa para diagnóstico de ectasia corneana e sua susceptibilidade, o Belin/Ambrosio Enhanced Display (BAD), o que demonstra inúmeros índices de segurança na cirurgia refrativa.

Cuidados pré-operatórios

Orientações gerais:

• É recomendável vir acompanhado e é necessário que o acompanhante dirija o carro para você após a cirurgia.

• Faça sua higiene ocular normalmente e use roupas confortáveis, não utilize maquiagem e perfume;

• Não utilize lentes de contato no dia da cirurgia. Fique o máximo que puder sem lentes nos dias que antecedem a cirurgia, de preferência de 7 a 10 dias;

• Alimentação normal, de preferência leve;

• Pingue os colírios conforme orientado. Nunca coce os olhos;

• Na noite anterior, fazer higienização facial completa com água morna e sabonete neutro, especialmente nas pálpebras;

• Se fizer uso de medicação sistêmica (oral) não há necessidade de suspendê-las.

No dia da cirurgia

• Não usar nenhuma espécie de creme facial – inclusive creme de barbear, maquiagem, perfume, desodorante perfumado ou qualquer outro produto que contenha álcool ou perfume;

• Repetir a higienização facial da noite anterior (com água morna e sabonete neutro);

• Tomar café da manhã conforme a rotina diária, almoço normal;

• É feita uma limpeza completa no rosto, pálpebras e olhos, conforme assepsia exigida pelo cirurgião;

• A anestesia é realizada com colírios (tópica);

• O paciente entra na sala do Excimer Laser e é devidamente identificado diante do médico-cirurgião;

• O médico insere os dados do paciente no sistema e calcula o tratamento exato do laser;

• O paciente é orientado pelo médico quanto à posição correta em frente do equipamento e o ponto luminoso em que deve fixar o olhar;

• O paciente permanece imóvel durante o procedimento que é rápido e indolor;

• O mesmo processo poderá ser realizado, imediatamente, no outro olho, se o paciente assim desejar;

• Imediatamente, após a cirurgia o paciente, acompanhado pela enfermeira, deixa o centro cirúrgico, ficando por alguns minutos na sala de repouso;

• A enfermeira colocará no paciente o protetor transparente ou óculos escuros;

• O paciente retira a roupa cirúrgica e é levado à recepção, onde receberá as informações referentes aos cuidados pós-operatórios e às datas para as avaliações da cirurgia.

Cuidados pós-operatórios

• Inicie a medicação recomendada imediatamente após a cirurgia;

• Pingue os colírios até a hora de deitar e reinicie logo ao levantar;

• Tomar banho de chuveiro, lavar o rosto é permitido mas cuide para que não entre água nos olhos;

• Evitar praia, piscina e saunas por pelo menos 15 dias;

• Evite esportes com contato físico, locais com poeira, vento ou fumaça;

• Uso de óculos de sol com proteção ultravioleta é necessário;

• Leitura, televisão, computador ou dirigir, desde que se sinta confortável;

• Ao chegar em casa, tomar analgésico, conforme orientação médica;

• Não dormir sobre o olho operado;

• Não coçar os olhos, nem apertar as pálpebras contra eles.

Lembrete 1: Após as primeiras horas de cirurgia, os olhos poderão lacrimejar, a visão poderá ficar embaçada, dando a sensação da presença de areia nos olhos. Use os colírios para aliviar esses sintomas.

Lembrete 2: Os cuidados pós-operatórios são essenciais para a recuperação do paciente, que deverá respeitá-los conforme o período determinado pelo médico.

Recomendações do pós-operatório

Respeitar a orientação médica, quanto às atividades permitidas e prazo de liberação. Usar óculos escuros aumentando o conforto após a cirurgia. Diante de qualquer sintoma estranho, entrar, imediatamente, em contato com o seu médico. Evitar ar-condicionado, praia, piscina, saunas, práticas esportivas, ambientes poluídos onde há poeira, fuligem, uso de maquiagem e carregar crianças ou animais domésticos. Pode ver televisão, mas a visão, provavelmente, estará embaçada. Não testar a visão, alternando os olhos, porque, automaticamente, ao abrir um dos olhos, o outro será forçado de maneira inadequada. Comparecer aos retornos e consultas previamente agendadas, para que o médico possa avaliar a estabilização e a resposta ao tratamento.

Você pode saber mais sobre Miopia, Hipermetropia, Astigmatismo e Presbiopia com o Guia Exclusivo e Gratuito que o Núcleo Avançado desenvolveu pensando em você, clique abaixo e baixe o conteúdo!

guia-completo-sobre-cirurgia-refrativa

Você pode entrar em contato com o Núcleo Avançado em Oftalmologia para tirar as suas dúvidas, agendar uma consulta, saber dos tratamentos ou cirurgias. Basta enviar uma mensagem diretamente para o nosso WhatsApp: 

tire suas dúvidas pelo whatsapp do núcleo avançado

" Os equipamentos e outros produtos oftalmológicos citados neste e-book não configuram interesse comercial; são citados apenas em caráter de esclarecimento e educação da coletividade, respeitando a lei de patentes e de registro dos mesmos na ANVISA. A incorporação de tecnologias, que há pouco tempo seriam inexistentes, mostra a potencialidade desses instrumentos na melhoria da atenção médica prestada, porém lembramos ao leitor deste e-book que nenhuma informação substitui a consulta com o médico de sua confiança."

RELACIONADOS


Tratamentos de Miopia, Hipermetropia, Astigmatismo e Presbiopia
Tratamento de Miopia A correção da miopia poderá ser efetuada: Pelo uso de lentes divergentes, também chamadas de negativas, na forma de óculos ou lentes…

Exames Refrativos: Miopia, Astigmatismo e Hipermetropia
A cirurgia refrativa é um procedimento indicado para a correção da miopia, astigmatismo e hipermetropia. Conhecida pela eficiência da técnica empregada no procedimento, a cirurgia…

Miopia - Erros Refrativos
A Miopia é um erro de refração bastante comum entre pessoas que têm dificuldade de enxergar. Acontece quando os raios luminosos formam o foco antes…

Hipermetropia – Erros Refrativos
O hipermetrope tem baixa visão para perto e longe (vê mal de perto e de longe). Se conseguir enxergar bem de longe, será com esforço…

Astigmatismo – Erros Refrativos
O olho com astigmatismo tem uma visão imperfeita, tanto para perto quanto para longe. Não tem a percepção nítida dos contrastes entre as linhas horizontais,…

Presbiopia – Erros Refrativos
A presbiopia ou “vista cansada”, para a maioria das pessoas, inicia após os 40 anos. Ocorre por uma ine?ciência do sistema de acomodação da visão…