Exames de Ceratocone

11a-exames-de-ceratocone
A suspeita do ceratocone começa quando o paciente apresenta queixa de baixa visão e aumento progressivo do astigmatismo ou baixa visão mesmo com óculos. Nesses casos, muitas vezes o ceratocone já se encontra em um estágio evolutivo de moderado a avançado.

Atualmente, existem aparelhos específicos, capazes de detectar as formas iniciais do ceratocone (também chamados estágios sub clínicos, quando o paciente ainda não apresenta sintomas importantes).

Esses aparelhos são capazes de medir com extrema precisão a curvatura e a espessura da córnea, bem como seu grau de irregularidade.

A grande importância do diagnóstico do ceratocone se deve às novas possibilidades terapêuticas, capazes de retardar a velocidade de progressão ou até mesmo estabilizar o ceratocone, como a técnica de crosslinking do colágeno corneano.

Você pode entrar em contato com o Núcleo Avançado em Oftalmologia para tirar as suas dúvidas, agendar uma consulta, saber dos tratamentos ou cirurgias. Basta enviar uma mensagem diretamente para o nosso WhatsApp: 

tire suas dúvidas pelo whatsapp do núcleo avançado

O ideal é que seja feita uma avaliação em todos os familiares dos pacientes portadores de ceratocone, dada a recorrente incidência familiar, com o intuito de detectar casos iniciais do ceratocone.

Pré-Operatório

  • Aberrometria
  • Ceratoscopia Computadorizada
  • Paquimetria Ultrassônica
  • Microscopia Especular de Córnea
  • Tomografia da Córnea

Ceratocone

O ceratocone é uma doença da córnea, caracterizada pelo aumento progressivo da curvatura da córnea, bem como pela diminuição progressiva de sua espessura.

Em outras palavras, a córnea (parte mais anterior do olho), torna-se “pontuda” e “fina”. Na evolução natural do ceratocone, a córnea perde progressivamente sua conformação original (levemente curva) e adquire um formato atípico (extremamente curva, semelhante a um cone).

O ceratocone é uma doença controlável, que pode ser bem manuseada em suas diversas fases. Esta doença na córnea começa a se desenvolver geralmente na adolescência, a partir dos 15 anos de idade em média, e apresenta seu pico de evolução entre os 15 e 25 anos. Entretanto, existem alguns casos de aparecimento e evolução precoces (antes dos 15 anos) e também casos de aparecimento e evolução tardia (após os 30 anos).

Causas do Ceratocone

Não existe um consenso sobre a causa do ceratocone, que ainda é desconhecida. Sabe-se, no entanto que alguns genes estão diretamente envolvidos no aparecimento do ceratocone. Por isso, a presença do ceratocone é mais comum em membros de uma mesma família, não sendo uma herança genética obrigatória. Porém, sua evolução pode ser distinta entre os membros da família.

É conhecido também que alguns fatores externos atuam acelerando a progressão do ceratocone, como traumas repetitivos durante o hábito de coçar os olhos. Acredita-se também que a infecção por alguns vírus possa desencadear reações imunológicas capazes de estimular a progressão do ceratocone.

Entre em contato com os oftalmologistas em Ipatinga e saiba mais sobre os Exames de Ceratocone, temos especialistas em córnea no Hospital de Olhos.

Você pode saber mais sobre Ceratocone com o Guia Exclusivo e Gratuito que o Núcleo Avançado desenvolveu pensando em você, clique abaixo e baixe o conteúdo!

guia-completo-sobre-ceratocone

Você pode entrar em contato com o Núcleo Avançado em Oftalmologia para tirar as suas dúvidas, agendar uma consulta, saber dos tratamentos ou cirurgias. Basta enviar uma mensagem diretamente para o nosso WhatsApp: 

tire suas dúvidas pelo whatsapp do núcleo avançado

" Os equipamentos e outros produtos oftalmológicos citados neste site não configuram interesse comercial; são citados apenas em caráter de esclarecimento e educação da coletividade, respeitando a lei de patentes e de registro dos mesmos na ANVISA. A incorporação de tecnologias, que há pouco tempo seriam inexistentes, mostra a potencialidade desses instrumentos na melhoria da atenção médica prestada, porém lembramos ao leitor deste site que nenhuma informação substitui a consulta com o médico de sua confiança."

RELACIONADOS


Cirurgia de Ceratocone à Laser
Agende sua Cirurgia de Ceratocone:   A cirurgia do ceratocone pode ser realizada de três formas, dependendo do grau de evolução da doença, são elas:…

Ceratocone
O ceratocone é uma doença da córnea, caracterizada pelo aumento progressivo da curvatura da córnea, bem como pela diminuição progressiva de sua espessura. Em outras…

Tratamento de Ceratocone
O tratamento de ceratocone pode ser realizado de três formas, dependendo do grau de evolução da doença, são elas: 1. Anel de Ferrara ou Anel Intracorneano 2.…